Residência Artística “Tecendo Encontros” e Prêmio Cena Minas”

“Tecendo Encontros” o projeto de residências do Grupo de Dança Primeiro Ato surge do desejo de comemorar 30 anos,  promovendo e vivenciando encontros com artistas de outros núcleos, cidades, estados e países, ampliando horizontes.

Nesta terceira oportunidade de realização, nosso encontro se deu com o bailarino e coreógrafo mineiro Wagner Moreira, que reside há dez anos em Dresden na Alemanha e resultou, além da riqueza do processo, na montagem do espetáculo “Só um pouco a. normal.

O trabalho realizado com quatro dos oito bailarinos do grupo aborda os padrões de comportamento considerados normais ou anormais, de maneira lúdica e contundente, criando uma dramaturgia poética, ampliando possibilidades cênicas, nos oferecendo reflexões das memórias de um artista nascido e criado em Barbacena MG.

Sobre o espetáculo “só um pouco a.normal” Wagner diz: mais que narrar fatos ou descrever momentos sua intenção é investigar e celebrar diferenças.

A estreia do espetáculo será em Barbacena-MG, nos dias 26, 27 e 28 de Julho, na Bituca Universidade de Música Popular/ Corredor Cultural do Grupo Ponto de Partida, permitindo assim mais um encontro entre grupos mineiros atuantes no mercado das artes no Brasil.  Segue para Nova Lima – MG, nos dias 23 e 24 de Agosto, no EACC (Espaço de Acervo e Criação Compartilhada do Grupo de Dança Primeiro Ato).

Essa ação nos permite inaugurar também um encontro entre apoios que, juntos, possibilitaram a produção de mais um trabalho de dança em Minas Gerais. De um lado o Prêmio Cena Minas (patrocinado pela Copasa e Instituto Cultural Sergio Magnani) contemplando o projeto de criação de Wagner Moreira e de outro, o Prêmio Funarte de Artes Cênicas apoiando o projeto “Tecendo Encontros” do Grupo de Dança Primeiro Ato.

O trabalho tem concepção e coreografia de Wagner Moreira que assina também figurino e cenário, músicas de J.S.Bach, vídeo de Fred Furtado e Marcello Nicolato, iluminação de Rony Rodrigues e uma produção conjunta de Helena Fernandino e Regina Moura do Grupo Primeiro Ato, com o apoio do Grupo Ponto de Partida em Barbacena.

A concepção e direção do Projeto Tecendo Encontros é de Suely Machado com a parceria dos bailarinos do grupo Primeiro Ato e Marcela Rosa como assistente de direção.

Para Wagner Moreira o resultado é mais que uma parceria é “um encontro que vem sendo realmente tecido no dia a dia do processo com o grupo, emaranhando experiências e recriando idéias”.

Para Suely Machado a oportunidade única de cada encontro está na possibilidade de abrir as fibras dos tecidos possibilitando novas tramas, flexibilizando ações,  ampliando ideais e descobrindo novos horizontes. “Que aprendamos a tecer”.Image

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s